Sábado, 20 de Abril de 2024

Agricultores de Mato Grosso investem na produção de leite e abacate como fonte de renda




COMPARTILHE

A diversificação de produtos na pequena propriedade rural foi a forma encontrada pelo produtor André Luiz Lopes Soares e o seu sogro, Paulo Fernandes Neto, para ter lucro e renda o ano todo no Sítio Estância Felisa, localizado no município de Dom Aquino (166 km ao Sul de Cuiabá).

Numa área de 20 hectares, eles produzem diversas frutíferas tendo o abacate como fruto principal, mandioca e investem na criação de bovino de leite. Em 2017 os produtores investiram no plantio de 300 mudas de abacate numa área de três hectares, e hoje são considerados os primeiros produtores em larga escala da fruta no Estado.

André, produtor e técnico em agropecuária, conta que a propriedade foi adquirida em 2016, e desde então ele e seu sogro planejaram tudo, desde a criação de bovinos até a implantação das cercas de forma correta e eficiente na divisão dos pastos para os animais da raça Girolando, Gersey e Holandesa. Com um plantel de 34 animais, estão produzindo 100 litros de leite por dia. André ressalta que a intenção é adquirir somente vacas de alta lactação e chegar em 2022 com uma produção diária de dois mil litros de leite.

Na propriedade a ordenha é feita de forma mecânica, contando com resfriadores de leite para armazenar o produto por até dois dias. “Começamos com a bovinocultura de leite e essa atividade está dando resultado, reduzimos o rebanho e adquirimos animais com melhor potencial genético. Acredito que em três anos estaremos com um mini laticínio na propriedade”, enfatiza.


Autor:AMZ Noticias com Rosane Persona


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias