Terca-Feira, 23 de Julho de 2019

Estudo aponta risco de extinção de árvores nativas da Amazônia, incluindo o açaí no Pará




COMPARTILHE

Um estudo publicado na revista americana Nature revela que espécies de árvores da Amazônia são ameaçadas pelo desmatamento e mudanças do clima. Segundo a pesquisa, a destruição é maior nos estados do Pará, Mato Grosso, Acre e Rondônia.

Especialistas alertam que o desmatamento e as alterações no clima prejudicam plantações e comprometem o cardápio dos brasileiros. No Pará, estudos mostram que o cultivo do açaí deve cair bastante, nos próximos 30 anos, se medidas de preservação não foram tomadas.

O cenário mostrado pelos pesquisadores aponta para o desaparecimento de mais de 50% de áreas verdes, até 2050, em toda a Amazônia, podendo atingir até 65%. As derrubadas ocorrem, na sua maioria, no território brasileiro. Segundo o estudo, uma em cada três espécies de árvores cresce na Amazônia. Cerca de 1600 estão espalhadas pelas florestas do Pará. Em junho, muitas delas desapareceram. O desmatamento da Amazônia Legal foi 88% maior que o registrado no mesmo período em 2018.

 


Autor:AMZ Noticias com Zé Dudu


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal Do Carajas Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal Do Carajas