Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Armas de fogo são a causa de 61% das mortes por agressão no estado de Mato Grosso




COMPARTILHE

Um levantamento do Instituto Sou da Paz mostrou que em Mato Grosso, 61,4% das mortes por agressão foram causadas por armas de fogo. O dado é referente ao ano de 2017.

As agressões com armas de fogo natal 20,2 pessoas a cada 100 mil habitantes. O "Retrato da Violência Armada no Brasil" usou dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde. Isso porque as informações sobre homicídios da Secretaria de Segurança não mostram as vítimas que morreram depois do crime, como em hospitais, após a internação.

Nas mortes por agressão em 2017, 61,4% foram causadas por armas de fogo, o que representa 675 assassinatos. O segundo instrumento mais utilizado nas mortes que terminam em agressão são as armas brancas, como facas, que estão em 32% dessas mortes, com 354 vítimas em 2017. Da mortalidade por arma de fogo, em 96% dos casos a causa foi agressão intencional e em apenas 1% das vítimas foi acidente.

Sobre o perfil das vítimas, o relatório aponta que 94% dos mortos por armas de fogo em Mato Grosso eram homens e em 22% dos registros a pessoa assassinada tinha idade entre 20 e 24 anos. Outra característica marcante nas mortes por arma de fogo é que em 72% dos casos as vítimas são pardas e 80% dos casos ocorrem no interior do estado.


Autor:Thalyta Amaral com Gazeta Digital


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias