Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Porteira aberta para os vereadores dos 141 municípios mato-grossenses trocarem de partido




COMPARTILHE

Nesta quinta-feira, 5 a Justiça Eleitoral escancara a chamada janela pra vereador trocar de partido sem incorrer em infidelidade partidária, Essa mamata vigora até 3 de abril e há algum tempo deixa em ebulição os bastidores do poder político.

Caciques políticos tentam cooptar o máximo de vereadores para a disputa do pleito municipal em 4 de outubro. Para orientar associados sobre a janela e as regras eleitorais a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) promoveu encontros e debates conduzidos por seu presidente Edclay Coelho (PSD), de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A eleição de 4 de outubro será a primeira após a redemocraticação em que não será permitido coligação para vereador. Essa mudança de regra cria novo cenário político na medida em que impede a formação das chamadas Frentinhas, que agrupavam partidos nanicos pela conquista de cadeiras.

A composição das câmaras empossadas em 2017 mudou com a morte e eleição de alguns para deputado e também para prefeito em pleitos suplementares. O vereador por Gaúcha do Norte, Vilmar Contini (PL), morreu vítima dos ferimentos sofridos num acidente de trânsito na cidade de Sorriso.

As eleições suplementares em que vereadores foram eleitos prefeitos foram realizadas em Primavera do Leste, com Leonardo Bortolin (MDB); em Ribeirão Cascalheira, com Luzia Brandão (SD); com Euclides Paixão (PP), em Mirassol D’Oeste; e Ronaldo Rosa, o Rone da Mureré (DEM), em Bom Jesus do Araguaia.

Interinamente Lambari D’Oeste é administrado pelo presidente da Câmara Municipal; em Lambari o vereador Josivan Medeiros, o Dandan (PL) assumiu a prefeitura com o afastamento do prefeito e seu vice; naquele município haverá eleição suplementar em 26 de abril.

Os vereadores por Cuiabá Elizeu  Nascimento (DC), Paulo Araújo (PP) e Faissal Calil (PV), e Thiago Silva (MDB), por Rondonópolis, se elegeram para a Assembleia Legislativa em 2018. Em Cuiabá, o vereador Gilberto Figueiredo (PSB) se afastou do mandato em dezembro de 2018 para assumir a Secretaria de Estado de Saúde no mês seguinte.

Interinamente Lambari D’Oeste é administrado pelo presidente da Câmara Municipal; em Lambari o vereador Josivan Medeiros, o Dandan (PL) assumiu a prefeitura com o afastamento do prefeito e seu vice; naquele município haverá eleição suplementar em 26 de abril. Alguns vereadores conseguiram a proeza de trocarem de partido sem perda de mandato, como é o caso do presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, que saiu do PSB e botou o jamegão na ficha de filiação ao PTB.


Autor:Eduardo Gomes com A Boa Midia


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias