Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Funai e Governo do Tocantins buscam parceria para fortalecer a cultura dos povos Karajá e Krahô




COMPARTILHE

Técnicos da coordenação regional Araguaia-Tocantins da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram, na manhã do último dia 05, na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) para solicitar uma parceria com o Governo do Estado, voltada ao fortalecimento da cultura dos povos Krahô e Karajá, com a realização de cursos, oficinas e outras ações.

Segundo a indigenista especializada Maria Doroteia, a proposta é promover três ações em parceria com a Adetuc e outras instituições, sendo duas direcionadas ao povo Karajá e outra ação com a comunidade Krahô. Aos Karajá, está previsto o registro das músicas tradicionais e oficinas para discutir políticas culturais, bem como a captação de recursos pelos indígenas, prevista para a segunda quinzena de agosto.

O projeto voltado ao povo Krahô está sendo construído desde 2018, de acordo com a indigenista, e prevê curso dentro das aldeias com certificação técnica voltada ao turismo agroecológico. A proposta das ações, segundo Maria Doroteia, nasceu a partir de pesquisas realizadas com estes povos, onde foram ouvidos caciques, anciãos e anciãs destas comunidades. “Os indígenas querem adquirir conhecimento para empregá-lo dentro das aldeias e estamos buscando estas parcerias para poder viabilizar estes projetos”, afirmou.

A vice-presidente da Adetuc, Mounira Alves Hawat, disse que é orientação do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência, Tom Lyra, trabalhar em prol do fortalecimento da cultura indígena no Estado, conforme determinação do governador Mauro Carlesse. “Eu não tenho dúvida de que o presidente irá ficar muito feliz com o projeto e com certeza buscará meios para apoiá-lo”. A Funai ficou de oficializar para que a Adetuc possa fazer os encaminhamentos necessários à viabilização da parceria.


Autor:AMZ Noticias com Fábia Lázaro


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias