Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Helder Barbalho detalha plano de vacinação do Covid 19 com prefeitos das cidades paraenses




COMPARTILHE

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), detalhou, em videoconferência na noite de sexta (15), o plano de vacinação contra Covid-19 com os prefeitos no estado. Segundo o governo, a vacinação deve começar após envio das vacinas pelo Ministério da Saúde.

O Pará deve receber cerca de 320 mil doses de vacina no primeiro lote, se forem confirmadas oito milhões de doses pelo Ministério da Saúde para os estados no próximo domingo (17), ainda segundo o governo. Na fase inicial devem ser imunizados profissionais da saúde da linha de frente, indígenas aldeados, moradores das áreas remanescentes de quilombos e idosos acima de 80 anos.

"Estamos em contato com o Ministério da Saúde, e obtendo a concretude das datas de chegada das vacinas, vamos repassar aos municípios. No domingo, após a reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde deve iniciar a distribuição aos estados. A partir daí, já estamos com nossa logística preparada para fazer a distribuição para as regionais. A ideia é que os municípios possam ir até a sua regional e apanhar sua cota, para fazer chegar à sua cidade", explicou Barbalho.

De acordo com o governador, o "estado está pronto para auxiliar os municípios com logística mais difícil". "Particularmente, nas regiões do Marajó e Calha Norte teremos o apoio de aviões e helicópteros para o transporte das vacinas. Não vamos deixar nenhum município prejudicado. Nossa ideia é vacinar todo mundo ao mesmo tempo nesta primeira fase", afirmou.

INSUMOS -  Durante a reunião, Helder Barbalho também afirmou que o estado já disponibilizou seis milhões de agulhas e seringas, além de isopores, para auxiliar no plano de vacinação. Ele disse que o governo vai enviar, com as vacinas, material informativo sobre a importância da imunização.

LEITOS - Ainda na videoconferência, Helder Barbalho afirmou que está ampliando leitos de UTIs em todas as regiões, especialmente no Baixo Amazonas e Tapajós a partir deste sábado (16).

Em Itaituba, estarão disponíveis 60 leitos de UTI e 24 clínicos; Santarém passará de 16 leitos para 20 leitos de UTI, e cinco leitos clínicos exclusivos no Hospital Regional do Baixo Amazonas, enquanto Juruti terá mais 10 leitos de UTI e cinco leitos clínicos.

Ao final da reunião de trabalho, o governador fez um alerta aos prefeitos que administram hospitais municipais. "Acompanhem de perto, façam planejamento em relação ao oxigênio. Estamos vendo o drama que está em Manaus (AM). Não esperem para correr o risco de colapso e sermos surpreendidos", concluiu.


Autor:AMZ Noticias com G1


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias