Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Golpistas se passam por pesquisadores do Ministério da Saúde para invadir contas em aplicativos




COMPARTILHE

Criminosos adaptaram um golpe já conhecido para roubar contas das vítimas em aplicativos de conversa pelo celulares aos tempos de pandemia. Eles agora se passam por pesquisadores do Ministério da Saúde fazendo um 'levantamento sobre a Covid-19'.

Desta forma os criminosos usam a ação para conseguir informações pessoais dos donos dos perfis e então realizar a invasão. A servidora pública Charlyne Sueste quase foi uma destas vítimas. Ela percebeu a ação criminosa logo antes de dar aos golpista o dado que permitiria a invasão.

"Ele começou perguntando da minha profissão, com o que eu trabalhava, se eu estava trabalhando presencial ou remotamente. Se eu convivia com pessoas do grupo de risco, se eu tinha sintomas naquele momento", contou. "Ele conversava muito bem. Eu realmente acreditei que se tratava de uma pesquisa do Ministério, parecia uma pessoa instruída, preparada para aquilo".

Logo depois ela recebeu uma mensagem SMS. Em inglês, o texto diz que a conta do WhatsApp está sendo registrada em outro dispositivo e traz o alerta: não compartilhe este código com ninguém. Quando a pessoa passa a sequência de seis dígitos aos golpistas, perde acesso o aplicativo de troca de mensagens e abre as portas para os criminosos.

Após invadir a contra, os golpistas conseguem mandar mensagens para os contatos da pessoa como se fosse ela. Geralmente, eles pedem transferências em dinheiro. Sem saber que está falando com um criminoso do outro lado da tela do celular, muita gente acaba transferindo esses valores.


Autor:Redação AMZ Noticias


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias