Sábado, 24 de Julho de 2021

Superintendente da Sema presta esclarecimentos na Comissão Especial de Zoneamento de Mato Grosso




COMPARTILHE

Na última quarta-feira, 02.06, a Comissão Especial de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) da Assembleia Legislativa se reuniu e recebeu o superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da SEMA, Valmir Simão.

Além do presidente da Comissão, deputado Dr. Eugenio Paiva, participaram da oitiva, os deputados Carlos Avallone e Gilberto Cattani que também fazem parte da Comissão Especial.

Entre os esclarecimentos, o superintendente da SEMA pontuou que das 775 contribuições recebidas durante a consulta pública, o Estado já realizou a análise de 539 delas, destas, 54% consideradas não pertinentes, 25% pertinentes e carentes de informações complementares e 21% consideradas não pertinentes do ponto de vista ambiental.

O superintendente ainda enfatizou, que a base de dados utilizada em 2011, e tida hoje como o principal parâmetro para o zoneamento não corresponde mais à realidade das áreas, tendo grande parte delas, avançado na produção de grãos e pecuária, além daquelas destinadas à reforma agrária.

Questionado sobre a proibição do uso de equipamentos para tecnficação do solo, Valmir argumentou que o zoneamento ainda não está concluído, e que será necessária a contratação de consultoria especializada para o reconhecimento das áreas, tipificação clara do solo, características das nascentes e definição apurada dos conceitos que envolvem as áreas úmidas. 

Assim como o secretário da SEPLAG, Basílio Bezerra, o superintendente da SEMA também pontou sobre a necessidade do Estado buscar solução para a indenização das famílias que possam ser retiradas das áreas, como também, ações de mitigação para possíveis impactos socioeconômicos.  

A 4ª reunião da Comissão Especial de Zoneamento será realizada no próximo dia 16 de junho, quarta-feira, às 16h, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), César Miranda.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias