Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Empaer cadastra índios xavantes de Alto Boa Vista para acesso para programa de fomento




COMPARTILHE

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vêm realizando o cadastramento de indígenas Xavantes de Alto Boa Vista (a 1.059 km de Cuiabá) para acesso ao Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

 O programa do Governo Federal tem como objetivo a inclusão social e produtiva de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade no meio rural, com renda mensal per capita de até R$ 89,00.

A meta é atingir 50 famílias que vivem na terra indígena Marãiwatsédé e irão receber o fomento dividido em duas parcelas, para execução de projetos produtivos e investir na lavoura, criação ou venda de aves e no artesanato.

A equipe da Empaer, o coordenador Regional Marcondes França, a extensionista social Daniele Renata Alves e o técnico Fábio Boeck estão desde o mês de agosto realizando o trabalho desde o termo de adesão, agora com o planejamento produtivo e, logo em seguida aguardar a notificação do Ministério da Cidadania com a primeira parcela que é creditada no cartão do bolsa família.

“Acompanhamos todo o processo e junto com o projeto de 35 famílias até o momento identificamos que todas irão criar aves para subsistência. Vamos dar continuidade nas aldeias mais afastadas e finalizar essa segunda fase até a próxima semana”, destaca Daniele.

Ela ressalta que a ajuda é muito bem-vinda. “Com o dinheiro é possível adquirir o material e montar o galinheiro e adquirir os pintinhos. Tudo é estipulado no projeto que é acompanhado pela Empaer”.

Para o vereador Cosme Rite que representa as sete aldeias da região esse acompanhamento é muito importante. Ele destaca que a comunidade é muito grata com a assistência recebida pela Empaer. “Estou sempre no escritório regional solicitando algum tipo de orientação. Com o programa de fomento não é diferente. Os técnicos estão nas aldeias e explicam todo procedimento a cada pessoa e o que é preciso para participar. O dinheiro vem em boa hora e vai ajudar muitas famílias”.

Logo que entra a primeira parcela, os técnicos voltam nas aldeias e anexam junto ao projeto produtivo as notas fiscais do que foi adquirido com o benefício, com isso, logo sem seguida a segunda parcela é creditada.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias