Sábado, 18 de Maio de 2024

Professor de Xinguara lança livro que discute matemática para alunos cegos e de baixa visão




COMPARTILHE

Com um projeto de inclusão pioneiro na região sul do Pará, o professor de matemática Vilmones da Silva tem se mostrado um mestre não apenas na profissão que escolheu, mas como cidadão.

Inquieto e sempre motivado a transformar positivamente a vida de uma parcela de alunos que, muitas vezes, passa despercebida, seja por falta de incentivos ou de oportunidades, fez surgir sua primeira obra literária – “ O Ensino da Matemática para Alunos Cegos ou de Baixa Visão”. O livro deverá ser lançado no dia 20 de novembro, do corrente ano, na Associação Comercial de Xinguara.

A obra surgiu das suas observações e convívio em sala de aula com alunos cegos da cidade de Xinguara, onde hoje exerce a função de secretário de educação. Ele relata que no ano de 2011 iniciou a sua experiência com um aluno que perdia a visão, então sentiu a necessidade de buscar aprender para ensinar, e assim surgiu o tema do seu mestrado, realizado na Universidade Luterana do Brasil, localizada na cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul.

Para Dr. Wilton Borges de Azevedo, médico oftalmologista, poeta e escritor da Academia Xinguarense de Letras, esta é uma obra científica que busca, acima de tudo, promover mais oportunidades de conhecimento da amplitude dos recursos ópticos disponíveis, dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos, favorecendo assim uma melhora do raciocínio lógico com uma consequente cascata de pensamentos, levando a uma expansão sem limites para as mentes abertas e receptivas aos conhecimentos infindáveis, a partir da matemática.

Logo no prefácio, é possível perceber a riqueza do material que teremos em mãos. Nas palavras da professora Ercione de Lima, o livro “não é uma resposta ou um bálsamo para tamanhas inquietações, mas oferece uma borrifada de esperança numa casa um tanto desbotada chamada Magistério. A esperança é sabidamente um valor essencial no processo de ensino-aprendizagem. É fé na bondade da natureza humana. Faz-nos crer que sempre será ensinar (e aprender!) o diálogo”. E assim define o autor como um esticador de horizontes.

Ao folhear o livro encontraremos temas como: o uso das Tecnologias Assistidas nas escolas para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos; a educação inclusiva; a Legislações para pessoa com deficiência visual; a diversidade do material didático, entre muitos outros tópicos que prendem e fazem o leitor embarcar em uma leitura leve e engrandecedora.

Sobre o autor: Vilmones da Silva, atual Secretário Municipal de Educação de Xinguara, é um educador paraense, nascido em 27 de outubro de 1977, em Conceição do Araguaia, região do extremo Sul do Pará, com uma vida inteira dedicada ao ensino como ferramenta de construção da cidadania na seara da Educação Escolar.

Os pais do educador chegaram ao Entroncamento do Xingu, hoje a cidade de Xinguara, no ano de 1974, indo morar nas proximidades do atual Distrito de São Francisco, na época uma pequena agrovila povoada por famílias de produtores rurais, com as quais aprendeu os segredos do manejo da agricultura, o cultivo da terra e o respeito pelo homem trabalhador do campo.

Superando as dificuldades impostas pela vida, Vilmones abraçou muito cedo a profissão de professor/educador, contribuindo sensivelmente para a construção do processo de educação dos povos amazônicos e a construção da cidadania nessa região, fazendo desta causa um projeto de vida e a principal razão de seu viver. Vilmones da Silva é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá do Rio de Janeiro, além de Mestre em Ensino da Matemática e Ciências pela Universidade Luterana do Brasil. 


Autor:AMZ Noticias com Conexão- Pará)


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias