O Tribunal de Contas da União antecipou na ultima semana, a renovação dos contratos de concessão da Estrada de Ferro Carajás (EFC), a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) também teve sua renovação antecipada, ambas são administradas pela Vale S/A.
Os novos contratos são considerados mais modernos e se alinham aos interesses públicos. O investimento previsto é de R$ 21 bilhões, sendo R$ 9,8 bilhões na EFC e R$ 8,5 bilhões na EFVM.
Ao todo, R$ 2,73 bilhões serão destinados à construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). O trecho vai ser responsável pelo escoamento da produção de grãos do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul, criando acesso aos principais portos do país.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirma que “o investimento cruzado, utilizando outorgas de concessões ferroviárias, é uma das principais estratégias do governo federal para dobrar a participação desse modo na matriz de transportes nacional.”
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o aditivo ao contrato também prevê a construção de um trecho ferroviário entre Cariacica e Anchieta, no Espírito Santo. Essa parte viabilizaria a operação no porto de Ubu. Os novos trechos de ferrovias a serem construídos, vão reforçar a infraestrutura de transporte de duas grandes regiões produtoras do Brasil.
Autor:AMZ Noticias com Brasil61