Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Escritura, graça, fé e Cristo – Por Teobaldo Witter




COMPARTILHE

Foi em Wittenberg, na Alemanha. O Sol nasceu. O dia amanheceu. Na porta de Igreja foram encontradas 95 teses.  O anúncio: Deus não vende perdão, nem benção. Ele dá de presente. Está nas escrituras: o justo viverá por fé (Rm 1.17). É de graça. Quem quer? Venha, Cristo conquistou vida e salvação.  Toma, também é sua!!! Se quiser, pega!!!

Foi em 31 de outubro de 1517. Neste evento inicia o movimento da Reforma Luterana ou Reforma Protestante. Não é para dividir igreja, mas é para promover profundas reformas nos seus entendimentos teológicos e práticos. 

Transformações radicais. O pulo: da condenação ao purgatório e venda de indulgências para a salvação pela graça mediante a fé. Reforma radical, partindo da raiz.  Jesus Cristo já acertou sua conta com Deus, pelo sacrifício da cruz. Está tudo escrito lá, nas Sagradas Escrituras. Confie em Deus. Ele providencia sua salvação. Nada mais precisa ser feito. 

Enquanto Deus cuida bem de nossa salvação, estejamos ocupados, solidariamente, com as pessoas de “baixo”, pisadas, isto é, as sofredoras

Agora, depois do sacrifício na cruz, Deus da de presente: a fé, as escrituras, Cristo Jesus, a graça. Mas o que eu devo fazer? Nada, absolutamente nada. Confia somente em Deus. O mais e o necessário ele faz. Se pretende ajudar, vai atrapalhar. Confie em Deus. Confie em Deus, somente.

Os pilares da Reforma Protestante são 4: somente a FE, somente a GRAÇA, somente a ESCRITURA, somente CRISTO JESUS. Somente estes quatro pilares. São como os quatro pilares fundamentais que mantém o edifício firme, inabalável.

O que eu devo fazer? Para salvação, nada mais. Confie somente em Deus. Mas por gratidão, vai agir, sim. A oração Pai Nosso já nos ensina: Pois teu é o Reino, o Poder e a Gloria. Declaramos que somente a Deus pertence o Reino, o Poder e a Glória. Assumimos o sentido de viver de Jesus que são: glorificar o Pai, agir com misericórdia, amor, solidariedade, compaixão. Entregamos tudo a Deus, por agradecimento de sua obra para a nossa vida e salvação servimos na criação de Deus, em gratidão.

Martim Lutero escreveu textos que nos ajudam a entender como servir. Viver ativamente em comunhão, orar, louvar e glorificar Deus, em comunidade com irmãos e irmãs e no mundo. Zelar pela qualidade de vida de pessoas idosas, crianças, deficientes, doentes, pobres, famintos, sedentes, presas, migrantes, refugiados, a natureza e demais vítimas da ganância e do pecado humanos.

Enquanto Deus cuida bem de nossa salvação, estejamos ocupados, solidariamente, com as pessoas de “baixo”, pisadas, isto é, as sofredoras. Deus quer que estejamos ocupados em promover justiça, diálogo, paz, respeito, solidariedade. 

TEOBALDO WITTER é teólogo e filósofo exercendo as funções de pastor evangélico e professor universitário.


Autor:Teobaldo Witter


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias