Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Saúde de Barra do Garças reforça atendimentos referentes à campanha do “Novembro Azul”




COMPARTILHE

A Prefeitura de Barra do Garças, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 5 de novembro, no prédio do Centro Regional de Referência em Especialidades (antigo CECAP), o lançamento da campanha “Novembro Azul: um toque pode salvar sua vida”.

Nos últimos dias 5 e 6 de novembro, nas dependências do antigo CECAP, foram realizadas consultas com especialista em urologia, bem como ultrassonografias e exames de Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como PSA. O projeto é direcionado para todos os homens acima de 40 anos ou que tenham casos de câncer de próstata na família.

Durante todo o mês de novembro, serão feitos exames de PSA, no Centro Regional de Referência em Especialidades. Após realizado o exame, é necessário levá-lo até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, para que ele seja avaliado pelo médico. Caso os resultados do exame estejam alterados, o paciente será encaminhado para realizar o exame de ultrassonografia e consulta com o urologista.

Além dos exames e consultas, também estão sendo realizadas pelos enfermeiros, na recepção das unidades básicas de saúde, palestras referentes ao Novembro Azul e aos cuidados com a saúde dos homens.

O movimento Novembro Azul surgiu por volta de 2003, na Austrália, em prol da conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. A campanha alerta para as doenças que atingem os homens, principalmente o câncer de próstata, que afeta aproximadamente 70 mil homens por ano.

A coordenadora de Educação em Saúde, Silmara Caldeira Benevides, enfatiza que “a visão dos homens em relação aos cuidados com a própria saúde está sendo transformada e esse período é muito importante para que se conscientize a população masculina sobre os perigos do câncer de próstata, que atinge tantos homens”.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias