Uma reportagem especial do site UOL, neste domingo (13), aponta que o agronegócio patrocina 45% dos clubes das séries A e B do Brasileirão. Um desses clubes é o Cuiabá, que é patrocinado pela empresa Agro Amazônia.
Conforme a reportagem, responsável por 28% do PIB nacional (em cálculo do Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e fonte de renda para 30,5 milhões de pessoas no Brasil, o agronegócio também está ocupando um terreno em que, até bem pouco tempo, não via futuro: o futebol.
Atualmente, seis clubes da Série A e 12 da Série B do Campeonato Brasileiro são apoiados diretamente por empresas do agronegócio. As parcerias são as mais variadas. Desde um simples patrocínio, uma ação de marketing pontual e, até mesmo, o financiamento total de um reforço com padrão europeu — é o caso de Paulinho, no Corinthians.
Das agremiações beneficiadas, seis são da região Sul, cinco do Nordeste, três do Centro-Oeste e quatro do Sudeste. Na última região, todos os clubes são do Estado de São Paulo. "É através de nossos patrocínios que o clube consegue mostrar a força do Mato Grosso. Estamos diretamente ligados ao agronegócio, a principal força econômica do Estado. Ficamos honrados em poder ajudar a divulgar a maior potência da nossa região", afirma Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá.
Autor:Redação AMZ Noticias