Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024

“Somos todos Araguaia” por Ernando Cardoso




COMPARTILHE

Maio é o mês das mães, maio tambem é o mês onde mais cidades do Araguaia fazem aniversario, e maio tambem é o mês que a cada 02 anos, os politicos se debatem rumo as eleições sejam ela municipais ou majoritárias.

Com seus mais de 250 mil eleitores, o Araguaia é a última fronteira agrícola do estado brasileiro que mais produz grãos do planeta, o Araguaia é uma terra unica com seus personagens comuns ou históricos, com uma riqueza natural que vai desde as belezas do grande rio que batiza nossa regiao até a misteriosa Serra do Roncador, o Araguaia é dono de um potencial turístico de nivel mundial, e marca presença na economia com sua forte e pujante agricultura familiar, além das vastas plantações das comodities em seu solo.

Em 2020, participei do processo eleitoral como candidato a suplente de senador, chegamos à marca de 19.199 votos em cidades da região Araguaia, ou seja, cerca de 11,5% acreditaram no nosso projeto de regionalismo, analisando friamente foram muitos votos que recebemos, pois se compararmos com 2018, fizemos mais votos que 08 deputados estaduais que foram eleitos naquele ano.

Porem apesar de um cenario lindo, nem tudo são flores no Araguaia, as diferenças de cada município são gritantes, conflitos agrários ainda acontecem, questões indigenas não estão definidas, existe o X das questões ambientais, da falta de água e de asfalto, e como empresário e industrial que sou, e durante as minhas andanças pela região, pude ver que a situação da infraestrutura da região é muito pior ainda do que imaginamos na maioria das cidades do Araguaia.

O ponto forte do regionalismo é a bandeira da valorização dos candidatos que são moradores do Araguaia, ou daqueles poucos que tem trabalhos prestados pela região e isso volta a ser o ponto forte do debate das eleições desse ano na região.

Sabemos que existe um Araguaia rico e poderoso e outro ao mesmo tempo calado e sofrido, porem somente a mudança dos fatores pode ser de o fato o ponto para equilibrar esta situação, não podemos ser falsos com nós mesmos, a mudança só vai correr quando deixamos de lado nosso ego pessoal e assim entendermos que o Araguaia é maior que qualquer um que nele vive.

“Imaginem se a região da Grande Barra e do Alto Araguaia tivesse um deputado estadual, se o Medio Araguaia que hoje tem o único deputado estadual de toda região possa manter o mesmo, se o Norte Araguaia conseguisse mais outro, e se nós tivéssemos no minimo 01deputado federal para representar toda região, o Araguaia teria outro peso, e seria forte e lembrado assim como o Nortão e o Sul do estado são”.

As maiores causas da desunião, e o principal problema a ser enfrentando pelos candidatos que disputam a região, são os projetos pessoais onde alguns líderes só pensam que a causa só vale se for em causa própria.

Além disso, existe a situação daqueles que alegam que estariam deixando de serem éticos e causando infidelidade partidária, este outro forte adversário aos defensores do regionalismo, pois com base nisso, estes tais “Fiéis” acabam se esquivando de dar apoio aos candidatos da região, alegando amor as siglas que são filiados.

Enquanto não chegamos a um consenso que Somos Todos Araguaia assistimos casos como Maraiwatsede/Suiá-Missú, primeiro com sua desintrusão e agora com caso de corrupção por parte de quem deveria solucionar os problemas e não criar mais problemas, acompanhamos por décadas o desenrolar das obras inacabadas do Anel Viario ligando Goiás a Mato Grosso em Barra do Garças, ou dao famoso caso da BR 158 que corta a região de Norte a Sul, onde as obras foram iniciadas a decadas e que até hoje não foram concluídas, e nosso povo sofrido por vezes calado, simplesmente deixando acontecer.

Precisamos entender que todas vezes que votamos para alguem de fora, acabamos perdendo força, por isso primeiramente a culpa de enão termos representante é nossa e de grande parte dos políticos locais, onde é possivel ver barganhas, sensacionalismo, hipocrisia e por vezes covardia, e são estas fraquezas que nos levam para a não solução de nossos problemas.

O que falta ao Araguaia, é construir esta unidade com bom senso e isso vai fazer com que torne a região se torne forte politicamente com sua gente bonita e trabalhadora reforçando a produção agrícola e o proveito eco turístico, ao lado da industrialização com tripé inigualável de nossa riqueza.

Meu povo do Araguaia, é hora de mostrar a nossa cara, mostrar que nossa riqueza e nossa história são únicas, é hora de mostrar que “Somos todos Araguaia”, e somente com a eleição de nossos candidatos é que vamos ser respeitados e atendidos, por isso precisamos nos unir e assim mostrar que também somos parte desta terra chamada Brasil, por isso Somos Todos Araguaia.

*ERNANDO CARDOSO é empresário e industrial na região Araguaia e foi candidato a suplência de senador em 2020


Autor: Ernando Cardoso


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias