Sábado, 18 de Maio de 2024

Cacique da região Araguaia é preso pela PF e detenção causa inúmeros protestos em Brasília




COMPARTILHE

A prisão do cacique  indígena e pastor José Acácio Serere Xavante nesta segunda-feira (12) pela Polícia Federal, causou uma série de em protestos contra a prisão com registro de casos de depredação e até carros e ônibus queimados, na capital federal. Manifestantes se deslocaram para a sede da Polícia Federal em Brasília e ai teve inicio uma série de conflitos, a Polícia Militar do Distrito Federal confirmou que o protesto tem como motivação a prisão do indígena.

Os protestos ocorreram a poucos quilômetros de onde está hospedado o presidente eleito Lula. O hotel teve a segurança reforçada pelo batalhão de choque da PMDF. O índio, que ganhou notoriedade por se posicionar contra o presidente eleito Lula, segundo manifestantes, foi preso após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o cacique chama Lula de “bandido” e afirma que o petista “só vai governar por cima do meu cadáver”.Também já circulam na internet vídeos do protesto no momento da prisão do indígena. O Supremo Tribunal Federal se manifestou e confirmou a prisão do indígena.

O ministro Alexandre de Moraes acolheu pedido da PGR e decretou a prisão temporária, pelo prazo de 10 dias, do indígena José Acácio Serere Xavante, por indícios da prática de crimes em atos antidemocráticos.Segundo a PGR, Serere Xavante vem se utilizando da sua posição de cacique para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante ameaça de agressão e perseguição do presidente eleito e de ministros do STF.

A prisão se fundamentou na necessidade de garantia da ordem pública, diante da suposta prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O cacique  indígena e pastor José Acácio Serere Xavante é morador da cidade de Campinapolis na região Araguaia de Mato Grosso, onde ja foi candidato a prefeito e obteve apenas  e onde curiosamente o presidente Lula teve uma das maiores vitórias contra Bolsonaro nas eleições de 2022 no estado com 56,55% dos votos válidos.


Autor:Redação AMZ Noticias


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias