Sábado, 18 de Maio de 2024

Faissal Calil encaminha pedido para realização de concurso público para professores da Unemat




COMPARTILHE

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou na sessão da última quarta-feira (9) uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para que seja viabilizada a realização de concurso público para professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Na justificativa, o parlamentar aponta que o último certame visando a contratação de docentes foi realizada em 2013. O texto atual prevê apenas a realização do certame para os cargos de técnicos administrativos.

A solicitação de Faissal atende a um pedido realizado pela diretoria da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), que apontava a necessidade urgente de realização do concurso público. A entidade destacou que há um número crescente de substitutos atuando nas unidades, em relação ao de profissionais efetivos, o que resulta em fragilidades institucionais e acadêmicas para os cursos e para a própria universidade.

Faissal ressaltou também que muitos profissionais que entraram na Unemat nos concursos realizados em 1990, 1994 e 1998 estão se aposentando e que os substitutos que assumem os postos passam a ter sobrecarga de trabalho. Além disso, os novos docentes que atuam de forma temporária não possuem estabilidade funcional, são impedidos de propor projetos de pesquisa em agências financiadoras e possuem salários menores aos de efetivos com titulação semelhante.

“É necessário que seja realizado, de forma urgente, um concurso para a contratação efetiva de pelo menos 200 docentes, número que irá suprir o quadro de vagas abertas na Unemat. Está longe do ideal, mas já ajudaria bastante a universidade, que tem hoje, um quadro de 1.058 vagas, sendo 743 efetivos e 677 temporários, que substituem 376 professores que ocupam cargos de gestão, entre outros afastamentos. Somente os licenciados, atualmente, somam 139 profissionais”, afirmou Faissal.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias