Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Pará tem o melhor maio da história para exportações com 1,5 bilhão de dólares exportados




COMPARTILHE

Com exatos 1.536.686.882,00 de dólares transacionados em maio, o Pará bateu o recorde de exportações para o mês. As informações foram levantadas por nossa reportagem, que mergulhou nos números do Ministério da Economia divulgados ontem (7). É o melhor resultado da história, após um quadrimestre que se iniciou relativamente fraco, puxado pela baixa nas exportações de minério de ferro do município de Parauapebas.

O melhor maio do Pará havia sido em 2011, quando foram exportados  1.494.366.879,00 de dólares, mediados justamente por Parauapebas, que viu decolar o seu principal produto — o minério de ferro — cujo preço, naquele ano, chegou a satisfatórios 190 dólares a tonelada. Agora, o mesmo minério realça o portfólio de commodities do Pará, mas escorado na produção da mineradora Vale no município de Canaã dos Carajás.

Além do minério de ferro, o estado viu serem exportados outras 195 especialidades da casa, sendo que a China comprou praticamente metade (747,5 milhões de dólares), seguida da Malásia (100,1 milhões de dólares), Holanda (98,2 milhões de dólares), Coreia do Sul (86,9 milhões de dólares) e Taiwan (71,3 milhões de dólares). O mês foi tão bom que, pela primeira vez, o Pará chegou ao topo de 4º maior exportador (sempre oscila entre 5º e 7º), sendo superado apenas pelas exportações de São Paulo (4,24 bilhões de dólares), Rio de Janeiro (2,29 bilhões de dólares) e Minas Gerais (2,24 bilhões de dólares).

No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, contudo, o Pará exportou 5,61 bilhões de dólares, bem menos que os 6 bilhões de dólares processados no mesmo período do ano passado. 


Autor:AMZ Noticias com Zé Dudu


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal Do Carajas Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal Do Carajas