Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

71,9% dos hospitalizados por Covid-19 em Cuiabá são pessoas que ainda não foram vacinadas




COMPARTILHE

Entre os dias 10 e 23 deste mês, a cada 10 pessoas internadas com Covid-19 sete não tomaram a vacina contra a doença, em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante as duas semanas, dos 35 pacientes hospitalizados, três tinham menos de 16 anos. A idade média dos 32 internados com idade apta a receber a vacina contra a doença era de 61 anos de idade, entretanto, 71,9%, ou seja, 26 não haviam recebido nenhuma dose de imunizante e três não tinham a informação sobre a vacina.

Já dos seis pacientes internados e que receberam pelo menos uma dose de antígeno, dois deles não haviam recebido a segunda dose. Os dados constam no 64º informe produzido pela SMS em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O relatório revela ainda que, nas últimas semanas, pode-se ratificar a tendência de melhora com manutenção de queda nos indicadores de incidência, mortalidade por Covid-19, taxas de ocupação de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto no SUS e de transmissão do vírus.

“Tal fato mostra que a campanha de vacinação está atingindo seu principal objetivo de minimizar o impacto da doença nos indivíduos e na coletividade, contribuindo para o seu controle. Contudo, a taxa de letalidade no país ainda é alta em relação a outros países que adotaram medidas de proteção coletiva, testagem de suspeitos e seus contatos, bem como cuidados intensivos para doentes graves”, aponta.

Até 23 de outubro, Cuiabá contabilizava 113.081 casos de Covid-19 de residentes, sendo 95,7% recuperados; 9.727 internações e 3.529 mortes. Em todo o Estado de Mato Grosso, os casos acumulados chegavam 541.743 infectados e 13.662 óbitos, indicando aumento de 0,8% de casos (537.574) e 0,4% de óbitos (13.605) em duas semanas.

Além disso, ao final do período avaliado, a média diária de mortes observadas na Capital era de 1,0 óbitos ao dia, sendo inferior a observada em setembro (2,8); também em agosto (6,5) e em julho (4,5). “Em 23 de outubro, comparado a duas semanas (09 de outubro), observamos estabilidade da taxa de ocupação de leitos de UTI adulto (39,7%), redução da taxa de ocupação de leitos de enfermaria (2,8%) e aumento da taxa de ocupação de UTI infantil (17,6%)”, aponta.

E, apesar do avanço da vacinação na Capital, menos da metade (47,2%) da população alvo de 561.192 foi imunizada com a segunda ou dose única e entre aquelas que receberam a primeira dose, cerca de 65% receberam a segunda dose. A maior cobertura vacinal (2ª dose/dose única) em residentes da cidade foi observada nas idades mais avançadas, indicando imunização de mais de 90% da população idosa (60 anos e mais). Já a taxa de transmissão do vírus nas semanas 40 e 41 foi estimada em 0,85, mantendo a tendência menor do que 1,0 desde o início de setembro.

Para avançar, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza, hoje (30), o atendimento à população no Pantanal Shopping e no Parque das Águas, além dos polos do Porto e Sesi Papa. Na semana passada, a campanha também reforçou os pontos de vacinação para atrair quem ainda precisa completar o esquema vacinal em dois shoppings do município.

“Com essa experiência de levar a campanha de vacinação para o shopping, percebemos que muitas pessoas estavam com a segunda dose atrasada porque não queriam prejudicar o horário de serviço. A Prefeitura de Cuiabá decidiu levar novamente a vacinação para um shopping visando atingir o maior público possível, além dos adolescentes de 12 a 17 anos, que é um público bastante assíduo em shoppings também”, comentou Valéria de Oliveira, coordenação da campanha de vacinação.

No Pantanal e Parque das Águas será realizada apenas a aplicação da vacina Pfizer e já nos demais polos todos imunizantes disponibilizados à população. Poderão ser vacinadas pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer há 56 dias (oito semanas). Também poderão ser vacinados com a dose de reforço pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde, que tenham tomado a segunda dose (de qualquer vacina) há 6 meses e imunossuprimidos que tenham tomado a segunda dose há 28 dias.

Os adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não tomaram a primeira dose podem fazer o cadastro no site “Vacina Cuiabá” e comparecer diretamente no local, bem como pessoas acima de 18 anos que não tomaram nenhuma dose ainda.


Autor:AMZ Noticias com G1


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias