Domingo, 19 de Maio de 2024

Justiça Comunitária recebe doações da Receita Federal para distribuir na Expedição Araguaia




COMPARTILHE

A Justiça Comunitária recebeu na terça-feira (09) da Delegacia da Receita Federal em Mato Grosso doações de roupas, que serão doadas para famílias carentes atendidas pelo projeto Araguaia Cidadão. As doações serão entregues para as famílias durante a 3ª Edição da Expedição Araguaia, que será realizada no período de 16/11 a 05/12 de 2021. Nessa edição, além da região do Araguaia, a Expedição irá chegar também à região do Alto Xingu, buscando atender especialmente a população indígena que vive no Parque Nacional Indígena do Xingu.

Parceria da Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso em vários projetos, a Receita Federal fez a doação de toneladas de roupas para crianças e adultos, além de roupas de cama, banho e cobertores. As doações serão distribuídas, conforme as comunidades mais necessitadas detectadas pelas equipes da Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso, especialmente as comunidades ribeirinhas, prioridades do projeto Araguaia.

O juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antonio Bezerra Filho (Dr Toni) agradeceu imensamente e explicou que a Receita Federal também auxilia nos projetos de outras formas. “É uma parceria que já vem de longos anos. Além das doações, a Receita está junto nos nossos projetos com a emissão de documentos, como o CPF.

A participação da Receita Federal mostra o comprometimento dos segmentos com os projetos da Justiça Comunitária, a lisura e a transparência do trabalho, e os resultados que têm sido propícios. Sem os parceiros, sem essa força conjunta, dificilmente conseguiríamos oferecer todos os serviços e chegar aos excelentes resultados que temos alcançado”.

O juiz destacou também a necessidade das doações “por conta do agravamento das dificuldades socioeconômicas ocasionadas pela pandemia do coronavírus, em especial as populações ribeirinhas atendidas pelo projeto Araguaia Cidadão”.

O combinado com as populações ribeirinhas, em troca das doações, é que elas façam a limpeza dos locais onde estão inseridas, recolhendo lixo e materiais recicláveis, atuando pela sustentabilidade local. “São toneladas de lixo e material em troca das roupas”, explica o Dr Toni.

A 3ª Edição da Expedição Araguaia este ano vem com novidade, além da Região do Araguaia, o projeto irá chegar também à Região do Alto Xingu, buscando atender especialmente a população indígena que vive no Parque Nacional Indígena do Xingu, contemplando os municípios de São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu. O comboio também passará pelos municípios de Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho.

O objetivo da Expedição Araguaia é oferecer aos moradores das localidades visitadas serviços de saúde, cidadania e justiça, como registro tardio, resolução de conflitos sociais, consultas médicas, entre as quais oftalmológicas, tratamento odontológico, vacinas, documentação, além de estimular nos cidadãos a consciência ambiental.

A projeto é promovido em parceria com inúmeras instituições, como o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio principalmente da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), e prefeituras locais. Também são parceiros o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, Bombeiros, PM, INSS, Receita Federal, Energisa, Politec, Senar e Juvam, entre outros.


Autor:Redação AMZ Noticias


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias