Terca-Feira, 30 de Abril de 2024

Fávaro diz durante visita ao MST que “Todos que têm vocação para agricultura tem o direito de ter um pedaço de terra”




COMPARTILHE

Em visita a uma área do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro lembrou da vinda e conquista de área em Mato Grosso e enfatizou o direito à terra para o povo camponês: “Todos os homens e mulheres que têm vocação para agricultura devem ter o direito de ter um pedaço de terra, independentemente do tamanho da propriedade”.

Ao lado de Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, Fávaro participou da 1ª Festa da Colheita da Soja Livre de Transgênico da Reforma Agrária Popular do Paraná, em Centenário do Sul, norte do Paraná, neste sábado (25). “Tenham em mim um grande aliado para cumprir um papel importante de acabar com o preconceito que existe nesse país contra o MST. Um movimento legítimo e que sonha pela terra”, garantiu o ministro da Agricultura.

Natural de Bela Vista do Paraíso, município vizinho de Centenário do Sul, Fávaro falou que nasceu “debaixo de um pé de café, em um sítio de 13 alqueires de terra”. O ministro se mudou para Mato Grosso para também conquistar um pedaço de terra e viveu em um município com um assentamento da reforma agrária. “Passei pelos mesmos dissabores de ausência do poder público para poder cumprir a minha vocação”.

“A família aumenta, o sonho de um pedaço de terra para continuar a cumprir a vocação de produzir alimentos se realizou pra mim no estado do Mato Grosso […] eu sei o que significa pra vocês ter um pedaço de terra para produzir”, explica o ministro, e continua: “ver essa fartura de alimentos, ver essa beleza de alimentos produzidos, verticalizado, industrializados, por homens e mulheres, que tem vocação para terra é simplesmente emocionante”.

Para ele, a ação do MAPA e do MDA é “indivisível” e deve ocorrer de forma articulada. “Nós não vamos deixar de fazer políticas públicas juntos”. “Os agricultores familiares são tão competentes ou mais do que os grandes produtores, mas se ele não tiver crédito na hora certa, com juros compatíveis, assistência técnica de qualidade, incentivo ao cooperativismo para poder transformar os seus produtos, vão dizer que eles não têm capacidade de prosperar”.

Participaram também da Festa da Colheita, o secretário da Casa Civil do Governo do Paraná João Carlos Ortega, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), deputados federais, como a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann e Carol Dartora, e estaduais Professor Lemos e Ana Julia. Prefeitos da região, entre eles Marcelo Belinati, de Londrina, e autoridades estaduais e locais também estarão presentes. 


Autor:Redação AMZ Noticias


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias